A ideia de que a escolha da profissão está necessariamente ligada ao Ensino Superior deixou, há muito, de ser uma verdade absoluta. Nos últimos cinco anos e, especialmente desde a aprovação da reforma do Ensino Médio, em 2017, os jovens têm se preocupado com a educação profissional ainda na fase escolar.
Com isso, entra em ação o Ensino Técnico, com a vantagem da concomitância com o Ensino Médio regular. Ou seja, os dois cursos podem ser realizados paralelamente. Essa também é uma opção válida para adultos que desejam reformular ou iniciar uma nova carreira, mas têm o Ensino Médio incompleto como impedimento de se aperfeiçoar em alguma área.
No Brasil, a integração entre os ensinos médio e técnico tem se mostrado uma opção eficaz para ingressar no mercado de maneira mais rápida, afinal, o principal intuito aqui é oferecer ao aluno uma formação profissional articulada ao ensino médio.
Dessa forma, na mesma fase da vida, é possível cursar as disciplinas do Ensino Médio, conforme o currículo nacional, assim como as disciplinas específicas da formação técnica escolhida. Ao concluir cada uma dessas etapas de formação, o aluno terá em mãos o diploma de conclusão do Ensino Médio e o certificado de conclusão do Curso Técnico. Portanto, essa pode ser uma forma de ingressar mais rápido no mercado de trabalho e adquirir uma experiência profissional mais cedo.
Optar por esse caminho pode trazer alguns benefícios em relação ao Ensino Médio tradicional, como por exemplo:
- Certificado profissional: A principal vantagem é de você sair do Ensino Médio com um certificado de um curso profissional. Isso trará grandes benefícios ao currículo e contará pontos na hora de uma contratação futura.
- Maturidade: Cursar essa modalidade de ensino trará mais maturidade a você, principalmente nas questões sobre cumprir prazos, agregar estudos e ter responsabilidades profissionais.
- Estágio: O estágio faz parte do currículo do Ensino Técnico. Essa pode ser sua chance de estabelecer um vínculo com uma empresa e ingressar no mercado de trabalho mais cedo.
- Mais conhecimento sobre áreas de atuação: O Ensino Técnico agregado ao Ensino Médio trará mais experiência para você, gerando mais conhecimento de mercado e possíveis área de atuação.
- Aprender uma profissão sem prejudicar os estudos: Estudar para uma profissão concomitantemente ao Ensino Médio não trará prejuízo algum aos estudos, pois a carga horária do currículo do Ensino Médio é compatível ao Ensino Técnico.
Sabendo mais sobre a possibilidade dessa articulação entre o ensino médio e técnico, fica mais simples saber se essa modalidade se encaixa no seu perfil. Mas, é claro, escolha uma instituição confiável que oferecerá todo o suporte para que você alcance seu objetivo.
Ainda não leu nossa matéria sobre o crescimento da aceitação por cursos técnicos? Clique aqui.
0 comentários