CURSOS TÉCNICOS CRESCEM EM ACEITAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

por | dez 4, 2020 | Empregabilidade | 0 Comentários

As expectativas para o mercado de trabalho no próximo ano têm gerado insegurança a nível mundial. Sem dúvida, as taxas de empregabilidade foram diretamente afetadas por esta crise que não é de caráter apenas financeiro, dada a intervenção de uma pandemia.

Este cenário acelerou mudanças relacionadas às exigências das empresas ao analisar o currículo de um profissional. Cada vez mais, a capacitação técnica e as habilidades práticas obtidas em estágios e especializações são valorizadas. Ou seja, a formação técnica tem tido alta taxa de empregabilidade. O próprio Ministério da Educação (MEC) tem adotado medidas de incentivo a este tipo de formação. A estimativa é de elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2023.

Acontece que trabalhadores com formação técnica possuem a vantagem de um grande espaço no mercado de trabalho – e pouca concorrência (o que também significa ótimos salários). Isso porque faltam profissionais com conhecimento e formação técnica em vários setores. Por consequência, alguns cursos técnicos estão em alta, já que, nesse momento de retomada da economia nacional, os empresários precisam contratar uma mão de obra qualificada e ainda escassa. Considerando essa realidade, como ingressar com urgência em um mercado tão exigente?

Optar por um curso técnico pode trazer inúmeras vantagens para a sua carreira. Esta é considerada a melhor escolha para quem deseja ingressar de imediato no mercado de trabalho ou tentar uma recolocação profissional em outro ramo. Setores como o da saúde, tecnologia e marketing estão entre as principais apostas dos especialistas com grande oferta de vagas para os próximos anos. O ensino técnico oferece prática e prepara os estudantes para cargos que dependem de um perfil executor, direcionando o aluno para o mercado de trabalho.

Aqui estão algumas vantagens de se optar por este tipo de formação:

Rapidez na formação: Um curso técnico dura, no máximo, dois anos.

Mensalidades acessíveis: O preço varia conforme o curso escolhido, mas, no geral, as mensalidades são bem mais acessíveis do que em uma graduação, por exemplo.

Formação prática: Ao contrário de um curso com extensa base teórica, o objetivo é ensinar as habilidades que o estudante precisa adquirir para atuar no mercado da sua profissão, sempre aplicando os conhecimentos na prática.

Retorno financeiro: Já que o intuito é formar profissionais que desejam entrar logo no mercado de trabalho, o retorno do investimento é rápido. A formação é de um profissional pleno, que pode ser contratado para cargos mais exigentes e bem remunerados.

Estágio como parte do curso: Você estagia logo durante o curso e sai pronto para as ocupações oficiais, sem precisar se preocupar em provar sua experiência após a formação.

Aceitação pelas empresas: O mercado de trabalho mudou e, hoje, a busca por profissionais formados em cursos técnicos, com foco na atividade rápida, tem sido bem maior.

Base para uma futura graduação: Caso você se sinta atraído pelo ensino superior, ter o diploma de um curso técnico é um ótimo começo, pois já te coloca em contato com a carreira pretendida. E o melhor: com a formação técnica, você pode trabalhar e pagar a faculdade ao mesmo tempo.

As vantagens são muitas e o ensino técnico só tende a crescer. Não sabe por onde começar a pesquisar o melhor curso para você? Dê uma olhada em nossa grade de cursos técnicos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também goste…

CURSO TÉCNICO PODE ACELERAR MUDANÇA DE CARREIRA

CURSO TÉCNICO PODE ACELERAR MUDANÇA DE CARREIRA

Se você tem considerado mudar de profissão ou até mesmo de área, saiba que milhares de pessoas, em todo o mundo, estão passando pela mesma transformação e encarando essa necessidade, seja por uma questão financeira ou de autorrealização (e pelos dois, é claro)....

×