Apesar de estarmos vivenciando uma intensa crise financeira ressaltada pela pandemia, inúmeros setores do mercado de trabalho tem apresentado alta na oferta de vagas durante o isolamento social. É o que mostra um estudo realizado pelo portal Catho, uma reconhecida empresa de recrutamento online.
De acordo com a pesquisa, que compara março de 2019 com março de 2020, ou seja, o período correspondente ao anterior do início da pandemia no Brasil, os cargos relacionados às áreas da saúde, supermercadista, farmácia e logística foram os que mais apresentaram crescimento desde o início do isolamento. No caso do enfermeiro de UTI, o líder do ranking, por exemplo, o aumento foi de 718%.
Ainda segundo o levantamento, houve uma diferença de 500% entre os períodos analisados. Profissões ligadas ao setor da saúde chegaram a abrir mais de 3,7 mil vagas em apenas uma única semana no mês de março, enquanto a área supermercadista chegou a mais de 6 mil oportunidades de emprego. A tendência é de que a demanda por essas ocupações se mantenha forte nos próximos meses.
“Nitidamente, pela necessidade de uma maior capacidade de atendimento, o setor de saúde continua com diversas posições abertas. Além disso, a partir do momento em que as pessoas passaram a ficar mais em casa, a área de varejo supermercadista também aumentou o volume de abertura de vagas, juntamente com toda a cadeia de valor ligada a esse setor”, afirmou Regina Botter, diretora de operações da Catho.
Abaixo, você confere detalhadamente cada cargo em destaque e seu respectivo crescimento:
- Enfermeiro de UTI: aumento de 718%
- Técnico de enfermagem: aumento de 708%
- Auxiliar de Loja (supermercado): aumento de 691%
- Bombeiro Civil (segurança do trabalho): aumento de 500%
- Enfermeiro: aumento de 397%
- Operador de Caixa (supermercado): aumento de 210%
- Repositor (supermercado): aumento de 203%
- Encarregado de Limpeza: aumento de 71%
- Auxiliar de Farmácia: aumento de 70%
- Motorista (logística/armazéns): aumento de 62%
- Assistente de Transportes (logística/armazéns): aumento de 59%
- Assistente de Logística: aumento de 48%
- Auxiliar de Logística: aumento de 43%
- Farmacêutico: aumento de 38%
- Auxiliar de Serviços Gerais: aumento de 37%
- Técnico de Equipamentos Médicos: aumento de 32%
0 comentários